sábado, 3 de maio de 2008
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Surra com cetro de ouro.
- Ó Odisseu! Tu me apiedas. Ao ler tuas agruras me pergunto: por quê?
Ao quê ele responde:
- Isso foi praga de Tersites!
Ao quê ele responde:
- Isso foi praga de Tersites!
quarta-feira, 5 de março de 2008
A casa amarela
-Por quê? Por que ages assim? O que foi que te fiz?
-Você está no caminho.
-Ora, eu sempre estive. Desde que aquele pobre homem me fez com suas próprias mãos. Ainda me lembro dele, tão magrinho e miúdo... eu ainda era bem pequena quando penso na primeira
vez que o vi, carregando os tijolos com tanto vigor... batendo a massa para me levantar... lembro da primeira vez que o encarei de frente. Foi então que notei que tinha rugas... e olhos anuviados. Da sua testa escorria suor e ele limpava com a manga da camisa para que não entrasse nos olhos.
Me lembro até da música que ele assoviava... quando eu fiquei alta, ele subia em cima de mim...
me lembro da primeira vez que isso aconteceu, eu me assustei, mas logo percebi que ele estava fazendo algo pra me proteger, e alguns dias depois, todo o meu interior estava ao abrigo do sol e da chuva. Me apaixonei... E ficava imaginando à noite se ele moraria aqui dentro de mim...
mas um dia, ele não voltou mais, e eu fiquei esperando sempre, outras pessoas vieram e me usaram, mas ninguém nunca me tratou como ele, ninguém nunca me olhou como ele, e jamais o suor de outra pessoa me foi tão doce.
-Este homem já não existe mais! Você é velha,
já tem mais de cem anos!
-Seu mal educado! Não sou velha, sou antiga. Não fale assim, enquanto eu estiver em pé
não será esquecido, pois eu sou fruto de seu trabalho, em mim está a sua memória. Hoje, como ele naquela época, também sofro com as marcas do tempo. Como pensa que estará daqui a um século?
Cabum!
-Você está no caminho.
-Ora, eu sempre estive. Desde que aquele pobre homem me fez com suas próprias mãos. Ainda me lembro dele, tão magrinho e miúdo... eu ainda era bem pequena quando penso na primeira
vez que o vi, carregando os tijolos com tanto vigor... batendo a massa para me levantar... lembro da primeira vez que o encarei de frente. Foi então que notei que tinha rugas... e olhos anuviados. Da sua testa escorria suor e ele limpava com a manga da camisa para que não entrasse nos olhos.
Me lembro até da música que ele assoviava... quando eu fiquei alta, ele subia em cima de mim...
me lembro da primeira vez que isso aconteceu, eu me assustei, mas logo percebi que ele estava fazendo algo pra me proteger, e alguns dias depois, todo o meu interior estava ao abrigo do sol e da chuva. Me apaixonei... E ficava imaginando à noite se ele moraria aqui dentro de mim...
mas um dia, ele não voltou mais, e eu fiquei esperando sempre, outras pessoas vieram e me usaram, mas ninguém nunca me tratou como ele, ninguém nunca me olhou como ele, e jamais o suor de outra pessoa me foi tão doce.
-Este homem já não existe mais! Você é velha,
já tem mais de cem anos!
-Seu mal educado! Não sou velha, sou antiga. Não fale assim, enquanto eu estiver em pé
não será esquecido, pois eu sou fruto de seu trabalho, em mim está a sua memória. Hoje, como ele naquela época, também sofro com as marcas do tempo. Como pensa que estará daqui a um século?
Cabum!
Arqueologia em verso livre
O meu ofício é ter como
ponto de chegada a origem .
É fazer falar às pedras.
É catar do tempo
os caquinhos
e com eles compor
o quebra-cabeças
da humanidade.
É extrair dos objetos
seus segredos.
E com eles preencher
a minha existência.
É re-significar o que
não posso compreender.
É esvaziar o objeto
e arrancar dele
a sua utilidade primeira.
É desnudá-lo com a violência
de um molestador
e depois depositá-lo numa
redoma de vidro.
E assim, desnudo,
aos olhos de todos
ele não se cobre
por pudor
mas exibe-se,
acreditando piamente
na importância que
eu lhe atribuí.
E digo para ele:
não é verdade o que me disseste, documento?
E ele, por nunca ter sido assim denominado,
não me responde, estarrecido.
ponto de chegada a origem .
É fazer falar às pedras.
É catar do tempo
os caquinhos
e com eles compor
o quebra-cabeças
da humanidade.
É extrair dos objetos
seus segredos.
E com eles preencher
a minha existência.
É re-significar o que
não posso compreender.
É esvaziar o objeto
e arrancar dele
a sua utilidade primeira.
É desnudá-lo com a violência
de um molestador
e depois depositá-lo numa
redoma de vidro.
E assim, desnudo,
aos olhos de todos
ele não se cobre
por pudor
mas exibe-se,
acreditando piamente
na importância que
eu lhe atribuí.
E digo para ele:
não é verdade o que me disseste, documento?
E ele, por nunca ter sido assim denominado,
não me responde, estarrecido.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Tiger Trap: Rose Melberg, Calvin e Hobbes
Atendendo ao pedido feito pela caríssima comentadora do meu blog (leia comentário do post abaixo) vou escrever alguma coisa. Ela me sugeriu que escrevesse sobre a Björk, mas vou escrever sobre uma outra mulher que eu também acho foda.
Adoro cultura pop. Entre Bjork e The Softies, estava eu lendo Calvin e Hobbes, na verdade as primeiras tirinhas publicada pelo Bill Watterson. A primeira fala do Calvin é para o pai dele: "So long Pop! I'm off to check my tiger trap!", porque ele tinha colocado um sanduíche de atum numa armadilha pra pegar um tigre, e assim ele captura o Hobbes. Foi então que uma luzinha se acendeu. Sabe aquele estalo que dá quando você faz um link entre uma coisa e outra? Pois é, Rose Melberg é mesmo foda! Eu postei a pouco tempo sobre o The Softies, uma dupla muito fofa de duas moçoilas que cantam e tocam de maneira doce e até mesmo melancólica. Rose Melberg, uma das vozes dessa dupla, teve sua primeira banda quando estava no colegial em Sacramento, Califórnia, que se chamava Tiger Trap! Coincidência ou não, achei genial. Essa banda durou pouco mais de um ano, de 1992 a 1993, e é considerada uma das bandas que mais influenciaram o movimento twee-pop. Depois que a banda acabou, Rose foi tocar junto com a Amy Linton do Aislers Set (que tinha acabado de sair do Henry's Dress), em outra banda twee, o Go Sailor. Imagina as vozes da Amy e da Rose juntas!!!
Aqui está o link pra quem quer conferir um pouco de Calvin e Hobbes (cuidado, isso vicia). Alías, está saindo nos EUA um "Complete Calvin and Hobbes", que vai custar muito caro obviamente. Enquanto isso:
http://www.calvin-and-hobbes.org/strips/original_strips
e o link para o Tiger Trap no myspace está lá embaixo, no fim da página.
Have fun!
Assinar:
Postagens (Atom)